ONDAS MECÂNICAS E EFEITO DOPPLER: 54 PROBLEMAS RESOLVIDOS E 16 QUESTÕES RESPONDIDAS (Portuguese Edition) por GENTIL FERNANDES

ONDAS MECÂNICAS E EFEITO DOPPLER: 54 PROBLEMAS RESOLVIDOS E 16 QUESTÕES RESPONDIDAS (Portuguese Edition) por GENTIL FERNANDES

Titulo del libro : ONDAS MECÂNICAS E EFEITO DOPPLER: 54 PROBLEMAS RESOLVIDOS E 16 QUESTÕES RESPONDIDAS (Portuguese Edition)
Fecha de lanzamiento : May 30, 2016
Autor : GENTIL FERNANDES
Número de páginas : 101

ONDAS MECÂNICAS E EFEITO DOPPLER: 54 PROBLEMAS RESOLVIDOS E 16 QUESTÕES RESPONDIDAS (Portuguese Edition) de GENTIL FERNANDES está disponible para descargar en formato PDF y EPUB. Aquí puedes acceder a millones de libros. Todos los libros disponibles para leer en línea y descargar sin necesidad de pagar más.

GENTIL FERNANDES con ONDAS MECÂNICAS E EFEITO DOPPLER: 54 PROBLEMAS RESOLVIDOS E 16 QUESTÕES RESPONDIDAS (Portuguese Edition)

Neste volume estão resolvidos todos os problemas, ao todo 54, e respondidas as questões apresentadas no Capítulo 13, do segundo volume da obra “Princípios de Física”, dos autores americanos Raymond A. Serway e John W. Jewett Jr.
Os problemas e questões abordam o assunto e o tópico “Ondas Mecânicas”. A abordagem é conduzida de maneira clara com linguagem acessível. É um escândalo que a nossa universidade brasileira ainda não tenha produzido livros didáticos para os cursos básicos de Física e de Cálculo. Estamos dando uma demonstração de indigência mental escandalosa.
Os problemas são resolvidas com todos os detalhes, com as ilustrações necessárias e todas as demonstrações que couberem. Na parte final do livro são deduzidas as fórmulas das derivadas parciais da página 450, Exemplo 13.3. A dedução é bastante trabalhosa e exige o conhecimento das regras de derivação do quociente de funções. É deduzida também a fórmula da integral de cos² kx.dx.
Os livros didáticos apresentam em cada capítulo uma quantidade enorme de exercícios e umas vinte questões para serem respondidas. O capítulo 13 tem 30 páginas nas quais é apresentada toda a teoria do assunto abordado, no caso, ondas mecânicas. E são apresentados 54 problemas e 16 questões. A resolução completa de todos os problemas e das questões representa a produção de um volume de aproximadamente cem páginas e umas duas semanas de trabalho, a tempo integral. Não é razoável esperar que estudantes comuns possam realmente resolver todos os problemas. Acredito que o razoável seria a resolução de uns vinte problemas. Não sei o que se pretende com essa quantidade exagerada e sufocante de problemas a serem resolvidos. Na minha opinião os autores de qualquer livro didático deviam apresentar a resolução detalhada de todos os problemas propostos. No caso, dessa coleção de quatro volumes dos “Princípios de Física”, com aproximadamente 1200 páginas, teríamos mais 3000 páginas de problemas resolvidos. Teríamos 10 volumes de 300 páginas cada um, com os problemas resolvidos. Não pode ser uma proposta pedagógica séria e razoável.
O autor espera críticas e sugestões em [email protected]

Libros Relacionados